quarta-feira, 21 de março de 2012

Pekenas atitudes

 É sempre assim. Frases feitas desde criança, na escola, na rua, no trabalho, na filosofia, na ideologia. ‘É de pequeno que se aprende’; ‘pequenas atitudes, grandes mudanças’; ‘nos pequenos frascos estão os grandes perfumes’...

Sim, é nos pekenos detalhes que mora a diferença. Pekenas gentilezas, pekeno gesto de afeto, pekeno olhar, pekena pretensão. Grande amizade, carinho em abundância, completo entendimento, ‘monstruosas’ conquistas.

Há alguns meses conheci uma Pekena de parar o trânsito. Ruiva meio tímida, jeito desconfiado e observador, corpo esculpido pelo tempo e pela mãe natureza. Poucas palavras e as portas foram se abrindo. Pekena de tamanho, mas grande na sensibilidade. Em poucas horas já conhecia os trajetos de todos, com nuances bem profundas. Talvez o ar que a enternece e a assusta em movimento seja o pai das suas intuições. Aquariana criativa, cheia de ideias, guiada pela força de Oiá, o que lhe confere certa teimosia, postura cheia de razão paradoxalmente equilibrada com uma doçura que faz com que todos queiram protegê-la.

Ledo engano. Pekena acaba protegendo quem a conquista não pelo tempo ou pelos títulos, mas por algo que não tem muita explicação e ao que muitos chamam sexto sentido. A habilidade com as mãos é apenas um pekeno detalhe do seu encantamento, misto de hipnose, alegria e luxúria. É como uma pekena interrogação que anseia pela resposta qual menino que correu atrás de uma pipa por horas, admirando um céu e um ponto colorido.

Nosso Arcano 14 - número complexo e representativo de acesso – carrega A Temperança como símbolo da nossa família. Um pouco de temperança faz tanta diferença... Hoje, lembrando de quando ela ainda não estava entre nós, enxergo com clareza esta lacuna de Inspiração e Alquimia.

E como não poderia deixar de ser, são pekenas palavras estruturadas de forma singela num pekeno texto que tem a pekena pretensão de demonstrar publicamente meu IMENSO carinho, minha GRANDE admiração e meu PROFUNDO respeito por ti, guria linda!